La Piratería: Los Desafíos para América Latina

Proyecto ACESSO, uma organização com finalidade de fornecer treinamento fundado no direito, com sede na California Western School of Law, uma escola de direito sem fins lucrativos em San Diego, California (ACESSO), foi contratada pela divisão de Crimes Cibernéticos e Propriedade Intelectual do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ), para escrever, dirigir e produzir um DVD em torno de 30 a 45 minutos de duração para fins de treinamento, sobre a importância dos Direitos sobre Propriedade intelectual e os tipos de proteção oferecidos na America Latina. E fazer cópias do mesmo em grande quantidade para fins de treinamento.

Há mais de uma década, o Proyecto ACESSO vem trabalhando com professores da California Western School of Law, Juízes e membros do Bar em San Diego e membros do governo no treinamento de oficiais do poder judiciário e também oficiais que enforçam as leis em geral, em novas técnicas legais, por toda América Latina. Em setembro de 2004, Proyecto ACESSO criou junto com o Departamento de Estato dos EUA (US State Department) e com o apoio dos Departamentos de Justiça e Segurança Nacional (Homeland Security), a semana dos Direitos sobre Propriedade Intelectual, para trienar autoridades chilenas, como promotores, oficiais de aduana, tributaristas e policiais, em novas técnicas ao combate a crimes contra a propriedade intelectual. Proyecto ACESSO já produziu vários vídeos para treinamento, anúncios públicos de caráter geral e também criou e desenvolveu novos tipos de mídia com fins de educar e treinar o sector juridico e também o público em geral. No momento Proyecto ACESSO esta trabalhando com a embaixada americana na Argentina na produção de uma semana dos Direitos sobre Propriedade Intelectual em 2009.

Trabalhando junto com o Departamento de Justiça dos EUA  e oficiais de justiça da América Latina, Proyecto ACESSO deverá desenvolver e produzir um novo vídeo sobre Pirataria de propriedade intelectual na America Latina no qual haverá presença de oficiais de justica, representantes da indústria, artistas, pessoas do governo, juristas e outros expertes da área. Desse vídeo será feita uma cópia master em DVD para duplicação em grande quantidade para fins de treinamento.

Nota sobre James Cooper

Professor James Cooper trabalhou no Brasil em 1995 e em 1996 como fotógrafo free lancer e produtor de filmes. Seu trabalho fotográfico foi destaque na folha de São Paulo, The Globe and Mail (jornal nacional do Canada), e na revista Marie Claire (edicoes da Austrália, Grécia e Reino Unido). Em 1996, ele foi um dos produtores do filme documentário do Reino Unido “Garota de Ipanema” que foi transmitido no canal 4 no Reino Unido. Roberto Menescal, Caetano Veloso, a família Jobim e Gilberto Gil fizeram parte do documentário. Seu trabalho jornalístico também foi apresentado no show de TV Aqui Agora no SBT. Como Professor de Direito, James Cooper continua fazendo filmes documentário para televisão pública nos EUA e que são apresentados em festivais de filmes incluindo Globalization: The Reality Show (2006), Full Metal Justice (2006), ambos fazendo parte da progração normal do canal 16 ITV em San Diego, Youth Voices (1998) canal 4 San Diego, Rhode Island film festival e Santa Clarita film festival e Adventures in the Rule of Law (2002) San Diego Latino film festival.
            Professor James Cooper dirigiu e produziu anúncios de serviço público para os governos da Bolívia, Chile e EUA. Ele vem participando como consultor em reformas de questões legais  na Bolívia, Chile, Costa Rica, Peru e Paraguai e obteve contratos para  treinar juízes, oficiais de justiça do Programa de Desenvolvimento da ONU (Unites Nations Development Programme) e Inter-Amercan Bank.
            Ele continua escrevendo sobre questões internacionais para os jornais San Diego Union Tribune, Miami Herald e Providence Journal. E seu projeto em usar educação pública para construir o princípio legal foi notícia no Washington Post e também na primeira página do San Diego Daily Transcript, Los Angeles Daily Journal e Wall Street Journal.   
 


Copyright ® 2009, www.proyectoacceso.com, All rights Reserved.